CRYSTALLINO CRYPTOGRAMMA

A poesia mattosiana vem sendo estudada em duas phases, “visual” e “cega”, tendo como divisor de aguas a virada do seculo, quando o poeta volta a versejar appós a perda da visão. Differentemente da versilibrista phase visual, na cegueira o auctor adopta a forma fixa, que, entre 1999 e 2012, inclue sonnettismo, chordelismo e trovismo, mas de 2013
em deante ja se pode fallar numa poesia polystrophica, livre de moldes rigidos e variando entre a decima, a oitava, a sextilha, a quadra, a terça rhyma, o madrigal, a ode, a rhapsodia e,
particularmente, a reestrophação do sonnetto em quattro ou mais quartettos, formato que Mattoso designa como “dissonnetto”.
Quanto à thematica, esta mantem-se fiel à biographia do auctor, oscillando entre as contradictorias facetas da natureza humana, benemalevolente, pacibelligerante, sadomasochista, tragicomica, “apollineobarroca”, “arcadionysiaca” e “pornosiana”, como trocadilha Mattoso. Este volume typifica, portanto, uma “nova” poesia, comquanto “nihil novi” seja seu signo. Quasi todos os poemas aqui colligidos foram compostos no primeiro bimestre de 2019, ao sabor dos accontescimentos e das impressões momentaneas, characterizando uma authentica chronica de costumes, contraponctuada por registros historicos e estheticos mais caros à formação do auctor. Em pleno seculo XXI, as cantigas de excarneo e maldizer roubando espaço às cantigas de amor ou de amigo…
Quanto ao poema que empresta titulo ao volume, tracta-se da reestrophação de inedito cyclo composto dez annos attraz, quando entrava em vigor o “accordo” orthographico que remendou, mais uma vez, a malfadada phonetização da escripta vernacula, contra a qual Mattoso se insurgira desde o JORNAL DOBRABIL, mas à qual, por alguns annos, fizera concessão visando facilitar o accesso ao mercado editorial. Agora livre de taes transigencias, o poeta reaffirma o rigor etymologista que preside seu DICCIONARIO ORTHOGRAPHICO e applica à poesia essa sustentavel preservação, digamos, “ambiental”.

Categoria: Tags: ,

R$38,10

Autor: GLAUCO MATTOSO

Origem: NACIONAL
Editora: LUMME EDITOR
Edição: 1
Ano: 2019
Idioma: PORTUGUÊS
País de Produção: BRASIL
Altura: 21,00 cm
Largura: 12,00 cm
Peso 0,100 kg
Nº de Páginas: 88

Informação adicional

Peso 0.100 kg
Dimensões 0.7 × 12 × 21 cm